Sobre...

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Quase irmãs: Donata Meirelles e Heleninha Bordon

Donata Meirelles e Heleninha Bordon revelam como é a relação de mãe e filha no mundo da moda e contam que são amigas inseparáveis dentro e fora de casa

Fotos: Fabiano Cerchiari / Ag. IstoÉ

Fotos: Fabiano Cerchiari / Ag. IstoÉ


Fotos: Fabiano Cerchiari / Ag. IstoÉ

Olhando assim, rapidamente, Donata Meirelles e a Helena Bordon não parecem mãe e filha. Semelhantes no jeito de se vestir, nos cuidados com a beleza e na maneira de encarar a vida, as duas são uma simbiose de gostos e objetivos. No horário marcada para receber Gente, em seu escritório nos Jardins, na tarde do dia 30 de abril, Donata, 41 anos, surge de calça de couro justa e sandálias Manolo Blahnik. De look parecido, a filha Heleninha, 23, como é conhecida, veio de legging ajustada e saltos altíssimos também. Ambas, aliás, com a mesma cor de cabelo e maquiagem - "assinada pelo Rosman", diz a menina - e silhueta em ótima forma.
"Acho que é natural sermos parecidas. Só digo para a Heleninha se cuidar por que o tempo passa e é cruel", brinca Donata, vaidosa como sempre. Braço direito de Eliana Tranchesi, dona da butique Daslu, Donata Meirelles começou como vendedora e dirigiu a loja por muito tempo. Nos primeiros anos administrava seu tempo entre o trabalho e os cuidados com a filha. "Naquela época eu ainda brincava de boneca e Heleninha foi uma criança superamada. Era o meu neném", lembra.

A filha acompanhava a mãe e a tia Eliana, ao lado de Luciana e Marcella, filhas da empresária. Elas tinham praticamente a mesma idade dela. "Éramos uma escadinha. Todas com o cabelo cortado à la Joãozinho e roupas parecidas", conta Heleninha. Entre as histórias marcantes daquela época, Donata sempre cita o dia em que as meninas brincavam de "fazer pedidos" no showroom da dupla de estilistas italianos Dolce&Gabbana, em Milão. "Enquanto estávamos trabalhando elas estavam em uma outra sala brincando de fazer pedidos. Acho que nasceram assim."

Heleninha não nega que a paixão pela moda começou em casa. "Sempre amei todos os sapatos e acessórios da minha mãe. Quando era bem pequena, eu pedia a Chanel emprestada mas ela não deixava. Ela achava que eu ia destruir a bolsa." conta Heleninha, aos risos. Donata diz que atualmente as duas vestem números diferentes, mas a filha sempre dá um jeito de usar suas roupas. "É uma pena que hoje não temos mais o mesmo número. Mesmo assim pego tudo quando ela viaja", brinca a jovem empresária, que sempre dá um jeito de ajustar os vestidos da mãe com cintos e bons acessórios. "Quando volto para casa, lá está a Heleninha com um Chanel meu!", diz Donata.

Herança 
Para Donata, além do bom gosto, a filha também herdou o tino comercial para negócios e o bom humor para as relações pessoais. "Somos realmente muito parecidas neste ponto. Heleninha puxou a mim. Sou uma pessoa que tem um gênio muito fácil. Gosto de fazer amizades de conversar e trocar ideias", afirma a consultora de moda, casada com o publicitário Nizan Guanaes. A ligação é tão grande que, recentemente, Heleninha desistiu de morar sozinha - mesmo com toda a facilidade oferecida por Donata - para não sair de perto da mãe. "Conversei com ela sobre a hipótese de comprar um apartamento, mas ela começou a chorar. Achou que eu não queria mais morar com ela. Hoje, a gente amanhece uma na cama da outra e, às vezes, até esqueço que ela é minha filha. Conversamos sobre todos os assuntos", conta a empresária, que contratou o decorador Sig Bergamin para assinar o layout do quarto novo que a filha ganhará em breve, no chateau onde mora com Nizan.
Fotos: Fabiano Cerchiari / Ag. IstoÉFotos: Fabiano Cerchiari / Ag. IstoÉ
Em sentido horário, Donata e Heleninha de branco em foto para o Dia das Mães em 1995. Com a filha aos 2 anos, na fazenda do pai. E, acima, em seu aniversário de 19 anos com a mãe

Fotos: Fabiano Cerchiari / Ag. IstoÉ
Com 7 anos, Heleninha faz pose de modelo.



Filha de peixe...
Donata Meirelles é considerada uma das mulheres mais elegantes de São Paulo, dona de um guarda-roupa invejável. Aos 23 anos, Heleninha sempre esteve ao lado da mãe e agora acaba de abrir sua marca própria, a 284, que oferece um conceito de moda fast fashion e atual. Mas será que criadora e criatura são tão iguais assim?


Existe um intercâmbio de roupas entre vocês duas? 
Donata: Ela usa um número menor que o meu. A gente já teve o mesmo corpo, mas agora não é mais. Heleninha sempre dá uma ajustada, geralmente nos decotes. Ela sempre dá um jeito de usar com uma puxadinha ali e outra aqui.
Heleninha: Minha mãe adora as peças da minha marca e vive comprando coisas aqui na loja. Isso só comprova que a moda que a gente faz é superacessível. Tem peças minhas nas coisas no armário dela sim.
Você acha que a Heleninha poderia ter seguido outro caminho fora da moda? 
Donata: Desde pequenininha, além de viver no meu guarda-roupa, a Heleninha sempre procurou brincar com todas as minhas revistas. Ela também ia para a Daslu e ficava brincando de vendedora. Ela lida com a moda no dia a dia e de maneira natural.
Heleninha: Espero seguir o mesmo caminho da minha mãe e conseguir o mesmo sucesso que ela tem.

No que vocês são diferentes? 

Donata: O defeito da Heleninha é roubar todas as minhas coisas e a qualidade é o bom humor que ela puxou da mãe.
Heleninha: Minha mãe tem realmente isso. Ela está sempre feliz, sorrindo. O defeito? Ah..Não sei...Só acho que como ela está sempre assim, sorrindo, quando as mínimas coisinhas erradas vão se juntando ela dá uma estouradinha básica, de repente.

O que vocês gostam igual?

Donata: Coxinha, da Ofner.
Heleninha: Mãe...! (risos) Muitas coisas. A gente faz maquiagem com a mesma pessoa, por exemplo. Digo para a minha mãe que o Rosman Braz faz um make tipo incrível.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More