Sobre...

sexta-feira, 29 de julho de 2011

O poder do Chá Mate


"Mande o desânimo embora e o melhor, as gordurinhas.''

Erva do bem

O consumo da erva-mate está ligado ao poder que ela tem de estimular a atividade física e mental, atuando sobre os nervos e músculos, combatendo a fadiga, a sede e a fome, sem deixar efeitos colaterais, como insônia e irritabilidade. "Ela também tem fortes propriedades diuréticas e laxativas, por isso auxilia no emagrecimento", revela a professora de Nutrição Gilberti Hübscher, especialista em fi- siologia cardiovascular, do Centro Universitário Feevale, de Novo Hamburgo, RS.

A bebida contém alcalóides (cafeína, metilxantina, teofilina e teobromina), taninos (ácidos fólico e caféico), vitaminas (A, B1, B2, C e E), sais minerais (alumínio, cálcio, fósforo, ferro, magnésio, manganês e potássio), proteínas (aminoácidos essenciais), glicídios (frutose, glucose, rafinose e sacarose), lipídios (óleos essenciais e substâncias ceráceas), além de celulose, dextrina, sacarina e gomas. "Por isso a erva-mate é considerada um alimento quase completo, pois contém a maioria dos nutrientes necessários ao nosso organismo", afirma Vanderli.
Um estudo realizado pela USP apontou a ação da erva-mate na prevenção e tratamento da aterosclerose, doença causada pelo acúmulo de gordura nas artérias.

O Instituto Pasteur e a Sociedade Científica de Paris fizeram um estudo sobre essa erva e relataram descobertas inacreditáveis. Os pesquisadores concluíram que ela contém praticamente todas as vitaminas essenciais para a manutenção da vida. Exagero ou não, pesquisas comprovam que a erva atua ainda sobre a circulação, acelerando o ritmo cardíaco e harmonizando o funcionamento bulbo-medular.

"Ela é considerada um ótimo remédio para a pele e reguladora das funções do coração e da respiração, além de exercer importante papel na regeneração celular", observa Gilberti Hübscher, especialista gaúcha que há 15 anos estuda os benefícios da ervamate e a indica a seus pacientes. Segundo ela, a erva-mate contém altas concentrações de vitamina E, considerada eficaz na regulação das funções sexuais; além de possuir cálcio, magnésio, sódio, ferro e flúor, minerais indispensáveis à vida.

"Eu particularmente gosto do Chá mate em granel, porque rende mais e a erva entra em contato com a água. Não que a versão de caixinha não funcione, mas gosto de sentir o sabor da erva."(Barbie Anna).


MAIS + = A erva-mate, segundo institutos de pesquisas internacionais, é um tônico estimulante do coração e do sistema nervoso: elimina os estados depressivos, conferindo ao músculo maior capacidade de resistência a fadiga, sem causar efeitos colaterais. Após estudos realizados sobre os efeitos fisiológicos exercidos pela erva-mate concluíram: O emprego da infusão aumenta as forças musculares, desenvolve as faculdades mentais, tonifica o sistema nervoso, regulariza e regenera as funções do coração e respiração, facilita a digestão e determina uma sensação de bem estar e vigor no organismo, sem acarretar depressões ou qualquer efeito colateral no organismo, como a insônia, palpitações ou agitações nervosas provocadas por outras bebidas similares, permite como bom alimento (natural) que sejam suportadas as fadigas e a fome.

Chá mate: opção natural e saudável para emagrecer

O consumo frequente de chá mate estimula a concentração, facilita a digestão e repõe as energias do organismo, pois a erva-mate possui vitaminas A, B1, B2 e C. Por esses e outros motivos, a bebida se consolida como uma opção saudável nos dias de verão ou inverno, durante o ano todo. A versatilidade do mate resulta em bebidas muito saborosas. Além disso, o mate é um produto natural e saudável com baixas calorias.

Curiosidades: O chá mate é considerado o "chá verde" brasileiro, porque sua função é bem parecida com a do chá verde, mas numa versão mais leve.

(Créditos: ''A Nova Barbie'')

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More