Sobre...

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Dicas de etiqueta - Como se comportar em um jantar

Se tem uma coisa que me interesso são dicas de  etiqueta e comportamento! Ás vezes, muitas vezes, não sigo todas as regras à risca, mas sou daquelas que adora ver gente elegante e que sabe se comportar em diversas situações. Por isso, sempre quando posso dou os meus pitacos sobre o tema e revejo muitas coisas, como por exemplo, fingir que nada está acontecendo quando alguém está com o mesmo vestido que o meu! – tire uma foto para dar risadas depois.

Agora pra aproveitar a compra de 3 livros sobre o tema (!), resolvi compartilhar com vocês algumas informações básicas, porém, muito valiosas! Assim, continuo com a minha busca pelo tesouro perdido – educação é um tesouro – e contribuo um pouco com a elegância alheia.
Pois bem, a primeira dica é para acabar com toda a nossa dignidade e declarar que realmente fazemos muita coisa errada (todas fazem!). Geralmente quando somos convidados para um jantar em algum momento esquecemos da importância do dono da casa, seja na hora em que lembramos de algo que não deve ser compartilhado com outros amigos (puta falta de sacanagem!) ou quando mudamos o canal do rádio e TV sem permissão. E, é por isso, que os autores frisam o comportamento das pessoas quando elas se tornam as convidadas!

Outra regra primordial para esses eventos é a de não se sentar à mesa antes do dono da casa e nem sair dela sem que ele dê a oportunidade! Parece bobagem, mais se nos colocarmos no lugar do dona da festa, sabemos que isso é terrível!  E para boa entendedora meia palavra basta, não é mesmo? No livro da Denuza Leão, há uma passagem muito interessante de quando ela foi convidada para um jantar de uma Princesa que viria conhecer o Brasil. O lugar do evento era um dos mais badalados do Rio de Janeiro, lindo e ao ar livre. Exatamente no meio do jantar a chuva de verão veio e deixou todos inteiramente molhados! Daí, você me pergunta: porque ninguém saiu de lá e procurou um abrigo? Explico, no momento da chuva a anfitriã (a princesa) permaneceu lá intacta como se nada estivesse acontecendo, e todos, para não quebrar o protocolo, permaneceram do mesmo modo, comendo e bebendo na chuva! Perceberam a importância de tal regra? Quem ousaria desrespeitar uma princesa?
É claro, que essa é uma situação peculiar (nunca uma princesa vai me visitar!), portanto, não devemos nos desesperar com tal situação, mas sim, darmos o mesmo valor dado a princesa ao seu amiga (o) ou conhecida (o), que programou o evento da melhor maneira possível. Quando o jantar for dado, certamente a dona da casa, dará o sinal para que os convidados se levantem ou sigam para a mesa. Simples.

Outro ponto que os autores gostam de falar é de como devemos responder sobre um convite. Essa regra é menos dramática e está totalmente ligada ao consenso e educação. Pois bem, quando você for convidado para algum evento, jantar ou encontro, diga de imediato se vai comparecer ou não! Se você disser que sim, não adianta você terá que ir! E não tente dar desculpas esfarrapadas, porque, vai por mim, piora!
 Imagine que tudo em uma festa é programado, desde música à sobremesa, e você também faz parte dessa programação. Se alguma coisa sai dos planos todas as outras não darão certo! E como ninguém quer acabar com uma festa, só responda se vai a algum evento se tiver certeza que poderá ir! No entanto, se realmente você tiver um motivo justo e verdadeiro para não ir, avise! Para ficar ainda mais elegante, no dia seguinte mande um pedido de desculpas com flores ou algum presente. Assim, você vai reafirmar que não pode ir por um motivo justo e não por um motivo banal do tipo: estava passando meu filme favorito na TV!

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More