Foi-se o tempo em que ser “patricinha” ou “mauricinho” era sinônimo apenas de ostentar marcas. Ok, em alguma medida a adoração por logos continua, mas hoje ter um visual elegante vai além disso, com uma série de referências vintage vindas desde os esportes náuticos até os uniformes escolares. Já ouviu falar do termo preppy style ou estilo preppy? Pois preste atenção. Ele virou tendência.
Mas o que, afinal, define esse estilo? Antes de qualquer coisa é preciso entender a origem da palavra, no inglês aplicada como uma abreviação de “preparatório” – é um termo usado para se referir às escolas preparatórias para os estudantes que desejam ingressar em universidades particulares de grande prestígio. E o que isso tem a ver com moda? Bom, com o passar do tempo preppy passou a ser usado para identificar este grupo de jovens com traços semelhantes que teriam planos de estudar nestas instituições, que em linhas gerais eram caracterizados pela maneira clássica de se vestir e uma preocupação a mais com o visual.
Tempos depois, preppy passou a ser usado também como um termo de cunho pejorativo que se refere aos estudantes populares da escola – tipicamente retratados em filmes de Hollywood como pessoas sociáveis e com aptidão para os esportes, principalmente os considerados preppies, como tênis, golfe, hipismo e os esportes náuticos de maneira geral.
Qualquer semelhança com o estilo de boa parte do elenco de Gossip Girl aqui não é mera coincidência. A personagem Blair, interpretada por Leighton Meester talvez seja o grande ícone do atual preppy style.
Em um primeiro olhar, um autêntico preppy é alguém que usa camisas estilo pólo, cintos de couro, acessórios de design vintage, suéteres trançados, cardigãs, shorts de alfaiataria, pérolas, peças cáqui, sapatos Oxford… A lista é enorme, mas se engana quem pensa que ser preppy se limita a um guarda-roupa cheio de roupas clássicas e uma atitude elitista.
O Preppy Hoje
O termo foi reinventado e ser preepy, hoje, significa não só flertar com os looks por vezes austeros e cheios de história, mas dar a eles um toque a mais de ousadia. É antes de tudo ter verdadeira paixão pelos itens clássicos da moda, e saber usá-los de maneira original. Tudo isso exige uma confiança que vai além do simples ostentar logos e etiquetas ou seguir tendências, e demanda acima de tudo um compromisso com a elegância – e isso não significa ter uma atitude superficial perante a vida ou um estilo de vida extravagante.
0 comentários:
Postar um comentário